No videoclipe “A minha alma” (1999), o pequeno “Gigante” esteve presente quase em todas as cenas, e no final fica só, observando os escombros. São os primeiros anos de vida os mais importantes para o desenvolvimento psíquico do indivíduo, do “eu” bem estruturado. Para Hall (2006), isto está próximo à interação do interativo, da ideologia. De acordo com o mesmo autor “encontramos a figura do indivíduo isolado, exilado ou alienado, colocado contra o pano-de-fundo da multidão ou da metrópole anônima e impessoal”.
Conceitualmente ninguém é contra a inclusão. Porém, para trabalhar inclusão dentro do sistema educacional, torna-se necessário modificar atitudes dentro da escola e da sociedade. Quando apontamos um elemento ou indivíduo, já estamos excluindo. No ambiente escolar faltam ações claras, que modifiquem o contexto de exclusão, em que a permanência do educando em condições favoráveis seja o principal objetivo.
Hoje, a educação não olha para o indivíduo. Parece uma cultura dissociada, isto é desintegrada. Não se pode pensar em formação sem pensar no sujeito. A formação do sujeito quanto processo escolar tem que ser dinâmica, diversificada e humanizada.
Por: Joana Montes
Por: Joana Montes
Que o "Cristo", que Paulo cita, te abençoe!
ResponderExcluirÉ grande minha admiração por ti, tanto como companheira de trabalho, como profissional competente e dedicada.
Gosto da nossa parceria ao trabalharmos a inclusão.
Aprendo muito contigo.
teacher Chris