Pages

domingo, 25 de julho de 2010

O BICHO

Vi ontem um bicho
Na imundície do pátio
Catando comida entre os detritos.

Quando achava alguma coisa,
Não examinava nem cheirava:
Engolia com voracidade.

O bicho não era um cão,
Não era um gato,
Não era um rato.

O bicho, meu Deus, era um homem.

Manuel Bandeira
 
Infelizmente, numa sociedade que exclui, não vemos um desfecho favorável. A visão que temos é de uma sociedade miserável e pouco assistida pelo poder público.
O capitalismo favorece a uma minoria de pessoas, dominadoras do poder econômico, pouco fazendo pelos indivíduos menos favorecidos.
Ver crianças nos lixões passou a ser uma cena comum, a tal ponto que poucos se comovem ao presenciar. Na realidade muitos são favorecidos pela miséria, preferindo que a ferida fique sempre aberta, pois é uma forma de lucro. Interessante questionarmos qual seria nossa impressão ao ver um ser humano, como nós, arrastando-se pelos lixos à procura de alimento.
Falar e ouvir não mexe tanto quanto presenciar, ver a miséria, o desespero, o olhar de quem não tem mais nada a perder. A submissão do ser humano perante a vida desprovida de dignidade. Falamos tanto em cidadania, termo comum nos discursos políticos da atualidade. No entanto, percebemos que os discursos continuam demagogos, desprovidos de fidelidade para o povo. Perguntamos o que fazer? Será que o plano de governo fome zero é a solução? Dar comida a estes miseráveis sem condições de trabalho com dignidade? Estamos, desta forma, longe de uma solução. Se a renda fosse distribuída com justiça e não houvesse poucos com tanto e muitos miseráveis, talvez tivéssemos aí uma solução social, humana e digna para todos. Por enquanto, tudo nos parece utopia, pois a sociedade vê os marginalizados, como culpados da própria miséria. Eis aí o contexto da nossa deficiência.

Joana Montes

Nenhum comentário:

Postar um comentário