Pages

domingo, 25 de julho de 2010

Impressões Preliminares


O videoclipe "A minha Alma" do grupo Rappa, transmite informações densas, conflitantes e fragmentadas. É uma estrutura complexa. Possui um sincretismo lingüístico que reúne linguagens verbais e não verbais. Há, também, um cruzamento de diversas culturas, sendo que cada uma tem uma história que se liga a uma concepção de valores e culturas globalizadas.
Ao ver/ler o videoclipe percebe-se que o receptor não é passivo. Ele possui filtros e é ativo na transmissão dos sentidos, interferindo na forma de representação de acordo com vivências e atinge formas diferenciadas na interpretação do mesmo. No mesmo contexto, pressupõe-se que o emissor tenha uma intenção e que se valha de um repertório que ele e o receptor dominam, ou seja, termos e expressões através de gestos e até mesmo o próprio cenário. Percebe-se que o videoclipe em questão dá conta da manifestação comunicacional e possui uma estética própria e de fácil compreensão para o público.

 
Figura 1 – Imagem retirada do videoclipe "A Minha alma" 
Observando o audiovisual, quais os significados que o autor quis mostrar com as cenas e qual a relação com a realidade brasileira? A visão que temos é de grupo pouco assistido pelo Poder Público. O capitalismo favorece uma minoria de pessoas, dominadoras do poder econômico, pouco fazendo pelos indivíduos menos favorecidos e pode-se citar, como exemplo, a visão de crianças nos lixões ou pegando papelão nas ruas para sobreviver que passou a ser normal no cotidiano. Isto significa que não assusta mais, passou a ser um fato natural. Neste quadro, como agravante, o grau de instrução é claramente afetado: os mais pobres são desprovidos de uma educação de qualidade, sendo esta, um dos princípios libertadores na busca de formar e manter o jovem no caminho de redes sociais saudáveis.
A situação do jovem brasileiro é quase sem perspectivas, pois o futuro para eles é coberto de incertezas. Vive-se num contemporâneo que se entende ser extremamente complexo. Paradigmas que norteavam o hoje são pautas de discussão amanhã. Na cultura atual, os códigos vivem numa polissemia, ou seja, multiplicidades de sentidos. Dependendo dos valores, serão feitos recortes para entender esses discursos e os significados poderão ser opostos de acordo com a visão de cada indivíduo. O aqui e o agora poderão mudar de posição a qualquer momento.

Figura 2 – Imagem retirada do videoclipe "A Minha alma"

Nenhum comentário:

Postar um comentário