Pages

domingo, 25 de julho de 2010

Educar para...

O ato de educar é um ato ético de abrir caminhos para construir. No entanto, para que haja construção, é necessário pensar. Nossas idéias são construídas a partir de um mundo real. Portanto, cidadania não se constrói na ignorância. A escola é um espaço fértil, de afeto, de competências, de ideologias, de conhecer e de aprofundar. O grupo é real, cada um com suas identidades e saberes, que unidos transformam-se em qualidade.
Dentro de uma organização, devemos estabelecer mecanismos que permitam a comunicação e a viabilização do controle de qualidade, estudando os problemas coletivamente e buscando soluções para saná-los.
Compartilhar, repensar e reconstruir coletivamente a prática requer uma visão do todo e responsabilidade nesse todo. Refletir é um jeito diferente de pensar o repensar. Portanto, faz-se necessário não o trabalho isolado e sim do pensamento isolado, na tentativa de repensar atitudes e procedimentos, olhando em si para buscar no outro respostas, revendo atitudes e reconstruindo-se para poder reconstruir e interagir. Somos indivíduos sociais e, como tal, devemos observar que, no trabalho em equipe, podemos aprender a conviver com harmonia, participando e crescendo coletivamente, compartilhando erros e acertos de forma ética.
É necessário que o grupo aprenda a conviver coletivamente, que se humanize para poder humanizar. É interessante ter a clareza de que em grupo aprendemos a pensar, ampliando a visão de mundo, pondo na mesa os conhecimentos, que são o alimento e fruto do trabalho humano.
Faz-se necessário que a comunidade escolar participe do processo, que enxerguem que não somos seres isolados e sim sociais. Que vivemos em sociedade e, portanto, necessitamos reaprender a trabalhar em equipe, visando a qualidade educativa, ou melhor, qualidade do desenvolvimento humano em todos os aspectos.
Se queremos ter um saber inteiro e aprofundado, precisamos ir a busca deste inteiro e ter humildade e reconhecimento dos nossos limites.
No trabalho coletivo um pensamento completa o outro e nesta sabedoria de procurar no outro o complemento que encontramos a qualidade.
Joana Montes
Este projeto visou dar oportunidade para que experimentem, expressem e comuniquem seus desejos e emoções, em interações onde possam compartilhar novos conhecimentos, construindo uma lógica própria de interpretação, construída à medida que forem desenvolvendo atitudes de curiosidade, de crítica e de reformulação de hipóteses diante do estudo do mundo social. Respeito e valorização à diversidade de cultura.


Nenhum comentário:

Postar um comentário