Pages

sábado, 24 de julho de 2010

Projeto: Qualidade de Vida - Paz

Instrumentos físicos ou simbólicos sempre são produtos culturais que possuem uma história que requer uma transmissão social. Práticas mediadas que por sua vez convertem em atividades humanas de maior amplitude. A cultura da Paz deve ser introduzida em nosso cotidiano. Faz-se necessário, antes de mais nada, humanizarmo-nos para poder humanizar o outro, ou seja, que ao passarmos o conceito ele esteja vivo dentro de nós.
Observamos no decorrer dos tempos várias iniciativas de promover a Paz, tais iniciativas parecem pequenas diante de um paradigma de guerra enraizado em nossa história humana. No entanto, a constância nas atitudes e iniciativas fará a diferença futura.
A educação é o ponto em que decidimos se amamos o mundo o bastante para assumirmos a responsabilidade por ele, pois tal mundo deve ser preparado pensando em como nossas crianças irão chegar ao seu destino. É através da educação que decidimos se amamos nossas crianças o bastante para não expulsá-las de nosso mundo, abandonando-as a mercê de uma política econômica cruel e uma sociedade desumana. Devemos humanizar nossas crianças oferecendo educação de qualidade, dando-lhes condições de sobrevivência, sabendo lutar pelos seus direitos e respeitando a vida como um todo.
A responsabilidade do homem está em fornecer condições de sobrevivência para as próximas gerações. A base desta responsabilidade é saber conduzir as crianças de forma adequada nas questões físicas, sociais, emocionais e culturais.
Um elemento mediador na relação com o meio não só facilita a ação, transforma a estrutura das funções mentais, usa o elemento mediador integrando-o na estrutura de sua ação.
Quando espera uma criança, a mãe se prepara para recebê-la. Após o nascimento, sua comunicação inicial é através do olhar. Olhar tão significante que dará ao recém-nascido o conhecimento da primeira linguagem humana. Com o tempo a criança irá experimentar o mundo de diversas formas, criando estruturas cognitivas. No período sensório motor experimenta os movimentos, no pré-operatório utiliza os objetos e, por fim, o hipotético dedutivo onde argumenta e cria hipóteses. Reflete no espelho, conhece seu eu imaginário e vê-se refletido no eu do outro. Passa por várias transformações até ter a consciência do seu corpo, libertando-se e reconhecendo o pai como frustração do seu desejo. O ser humano cresce, desenvolve-se e chega ao período escolar, fator este que gera, por vezes, ansiedade profunda. Vê-se diante de uma série de obstáculos. Assimila e acomoda.
Quando conseguimos criar em nossas escolas uma cultura de convivência diferenciada, aproximamos a comunidade da escola e transformamos nosso fazer em motivo de orgulho e satisfação. No entanto, é necessário abrir espaços, dando ao grupo oportunidade de vivenciar os valores de identidade, liberdade, responsabilidade, respeito ao bem comum, eqüidade, justiça, solidariedade, compromisso e coerência. Todo o processo de aprimoramento deve ser compreendido e observado que não será de forma abrupta e sim paulatinamente. Desta forma conceitos como liberdade deve ser entendido como direito de escolha, mas com o conhecimento de suas conseqüências, levando a responsabilidade sobre as mesmas.
A educação e a saúde devem ser prioridades num país. É pensando no futuro das novas gerações que o país se faz forte e soberano. Deixar que nossas crianças aprendam a fazer a leitura do mundo, faz parte de uma boa educação. Educação esta que deve ser trabalhada desde o início da vida, preparando-as com antecedência para a tarefa de renovar o mundo comum.
A Paz se aprende e somente surgirá se a humanidade concordar em vivê-la. Para tanto, faz-se necessário abolirmos paradigmas como preconceitos e estereótipos.
É necessário que aprendamos que os conflitos existem, pois fazem parte da vida e devem ser administrados e resolvidos com sabedoria.
Concluindo, renovar o mundo comum se faz dando às gerações futuras a oportunidade de exercer sua cidadania de forma plena e digna, respeitando o outro e o mundo em que vive.

Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de:
  • Adotar atitudes de respeito pelas diferenças entre as pessoas, respeito esse necessário ao convívio numa sociedade democrática e pluralista.
  • Compreender a vida escolar como participação no espaço público, utilizando e ampliando os conhecimentos adquiridos na construção de uma sociedade democrática e solidária.
  • Valorizar e empregar o diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário