Falar, segundo “Gadotti”, de qualidade política na escola é falar de qualidade de vida da população. Segundo ele, para que haja educação escolar de qualidade devemos criar condições concretas para que o educando possa interagir na sociedade como cidadão ativo.
Existe uma cultura de que a escola deve ser homogênea, no entanto os indivíduos não são idênticos entre si. Erro, também, é admitir que as escolas são homogêneas. Portanto, devemos ter a consciência que trabalhamos com diferenças e para tanto devemos nos adequar.
As escolas não possuem as mesmas características, pois suas comunidades são diferentes, com necessidades próprias. Podemos observar diferenças nos aspectos físicos, materiais e humanos. Conhecer a história da comunidade, seus desejos e necessidades são de suma importância para o fazer pedagógico.
O respeito às idéias do pluralismo cultural significa abrir as portas para uma educação de qualidade, onde todos tenham acesso, oportunizando o desenvolvimento de suas potencialidades.
Segundo Gadotti, educação para todos significa acessos de todos à educação independentemente de posição social ou econômica.
O autor coloca também que deve haver um equilíbrio entre a cultura local e a universal (patrimônio da humanidade), construindo uma sociedade pluralista e independente.
É importante que na escola haja representatividade, onde a convivência seja harmoniosa, visando a qualidade da educação. Tal consciência deve partir de seus pares para a comunidade educativa, construindo relações sociais e comunitárias.
Sujeito autônomo não significa ser sujeito isolado. Ser autônomo é ter consciência política, capacidade crítica e auto-gestão.
Sujeito autônomo não significa ser sujeito isolado. Ser autônomo é ter consciência política, capacidade crítica e auto-gestão.
Se o objetivo é construir indivíduos autônomos, devemos dar condições para que eles possam adquirir sua autonomia. Para tanto, o maior desafio é o da qualidade, considerando que a sociedade está inserida num mundo heterogêneo. Para buscar tal qualidade, precisamos conhecer a realidade das famílias e estabelecer um diálogo significativo com os beneficiários.
A qualidade se faz com o trabalho coletivo, com um projeto pedagógico coerente onde a própria comunidade possa participar e avaliar. Escolas onde os alunos gostem de estar e participar. Em suma, a qualidade da escola não está no aspecto físico, mas pelas conquistas realizadas.
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