As experiências e
saberes do mundo são formados por ideias e noções construídas e reconstruídas
com a sociedade. Tal contexto promove o contrastar de ideias sobre a
complexidade da diversidade no contemporâneo. O confronto de ideias e a união
das mesmas transformam-se, simultaneamente, em saberes diferenciados e mais
apropriados à atualidade. Para Platão, no mundo das ideias, a ideia do bem, que
representa o divino, possui uma realidade complexa das quais dependem outras
idéias - valores éticos, estéticos, lógicos - que se manifestam no mundo
sensível.
Da interação entre os
indivíduos e o pensar sobre o mundo, o homem observa e descreve caminhos ao
encontro do sujeito social no contemporâneo. Isso implica atender à
diversidade, vínculos e parcerias. Resgatar e reinventar novas maneiras de
ver/ler o mundo e a transformação das culturas e sua complexidade.
Segundo Morin (2007,
p. 21), a partir de um contexto, oportuniza-se o pensar globalizado para
atingir a complexidade do indivíduo. Busca-se, portanto, a superação da
fragmentação da complexidade, pois, a velocidade das mudanças da atualidade
exige um diálogo capaz de responder as mesmas.
Vê-se, desta forma, a
necessidade de promover uma educação capaz de superar tais obstáculos, uma
linha de pensamento que coopere entre si. Tem-se que refletir o contexto e o
complexo, para redefinir pensamentos e projetar para o futuro um saber
diferente capaz de entender a diversidade social, cultural e política.
Para o autor, “o
pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as
inter-retroações” (IDEM, 2007, p. 21), ou seja, um retorno ao passado.
Voltar-se para si e transformar-se. Trata-se de buscar informações no outro e
regressar para si, reestruturar o pensamento e retornar ao outro com as
respostas adquiridas neste ir e vir da construção do saber. O saber inerente ao
ser humano interage e relaciona-se com diversas realidades. O contexto são as inter-relações
de circunstâncias que acompanham os acontecimentos do mundo e os encadeamentos
dos fatos e circunstâncias que são vivenciados.
Na atualidade,
torna-se impossível prever o futuro porque a velocidade das informações
transforma o hoje, e as mensagens/respostas serão diferentes no amanhã. As
informações voláteis vindas das tecnologias de informação e comunicação são
recebidas e reformuladas a cada instante, formando novos paradigmas. No futuro
haverá outras realidades e outras vontades que, por sua vez, deixam o homem sem
um roteiro definido para o amanhã, deixando-o desprotegido e sem direção.
Ao mesmo tempo, vê-se
a proposta de solidariedade entre os agrupamentos para suprir as carências
humanas colocadas por muitos autores da atualidade. Da interação entre os
indivíduos e o pensar sobre o mundo complexo, o homem observa e descreve
caminhos ao encontro do sujeito social no contemporâneo. Isso implica atender à
diversidade, vínculos e parcerias. Resgatar e reinventar novas maneiras de
ver/ler este contemporâneo e a transformação das culturas.
excelente texto Joana!
ResponderExcluirO desafio do proefessor atualmente, acredito, é conciliar entendimentos, nessa cultura atual tão egoista e consumista. Passar adiante um aspecto humano, já que o conhecimento pode acabar esquecido.