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sábado, 9 de fevereiro de 2013

Um Pensamento Complexo



As experiências e saberes do mundo são formados por ideias e noções construídas e reconstruídas com a sociedade. Tal contexto promove o contrastar de ideias sobre a complexidade da diversidade no contemporâneo. O confronto de ideias e a união das mesmas transformam-se, simultaneamente, em saberes diferenciados e mais apropriados à atualidade. Para Platão, no mundo das ideias, a ideia do bem, que representa o divino, possui uma realidade complexa das quais dependem outras idéias - valores éticos, estéticos, lógicos - que se manifestam no mundo sensível. 
Da interação entre os indivíduos e o pensar sobre o mundo, o homem observa e descreve caminhos ao encontro do sujeito social no contemporâneo. Isso implica atender à diversidade, vínculos e parcerias. Resgatar e reinventar novas maneiras de ver/ler o mundo e a transformação das culturas e sua complexidade.
Segundo Morin (2007, p. 21), a partir de um contexto, oportuniza-se o pensar globalizado para atingir a complexidade do indivíduo. Busca-se, portanto, a superação da fragmentação da complexidade, pois, a velocidade das mudanças da atualidade exige um diálogo capaz de responder as mesmas.
Vê-se, desta forma, a necessidade de promover uma educação capaz de superar tais obstáculos, uma linha de pensamento que coopere entre si. Tem-se que refletir o contexto e o complexo, para redefinir pensamentos e projetar para o futuro um saber diferente capaz de entender a diversidade social, cultural e política.
Para o autor, “o pensamento contextual busca sempre a relação de inseparabilidade e as inter-retroações” (IDEM, 2007, p. 21), ou seja, um retorno ao passado. Voltar-se para si e transformar-se. Trata-se de buscar informações no outro e regressar para si, reestruturar o pensamento e retornar ao outro com as respostas adquiridas neste ir e vir da construção do saber. O saber inerente ao ser humano interage e relaciona-se com diversas realidades. O contexto são as inter-relações de circunstâncias que acompanham os acontecimentos do mundo e os encadeamentos dos fatos e circunstâncias que são vivenciados.
Na atualidade, torna-se impossível prever o futuro porque a velocidade das informações transforma o hoje, e as mensagens/respostas serão diferentes no amanhã. As informações voláteis vindas das tecnologias de informação e comunicação são recebidas e reformuladas a cada instante, formando novos paradigmas. No futuro haverá outras realidades e outras vontades que, por sua vez, deixam o homem sem um roteiro definido para o amanhã, deixando-o desprotegido e sem direção.
Ao mesmo tempo, vê-se a proposta de solidariedade entre os agrupamentos para suprir as carências humanas colocadas por muitos autores da atualidade. Da interação entre os indivíduos e o pensar sobre o mundo complexo, o homem observa e descreve caminhos ao encontro do sujeito social no contemporâneo. Isso implica atender à diversidade, vínculos e parcerias. Resgatar e reinventar novas maneiras de ver/ler este contemporâneo e a transformação das culturas.




Um comentário:

  1. excelente texto Joana!
    O desafio do proefessor atualmente, acredito, é conciliar entendimentos, nessa cultura atual tão egoista e consumista. Passar adiante um aspecto humano, já que o conhecimento pode acabar esquecido.

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