Pages

segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Reunião de Professores - Refletir sobre a inclusão dos alunos com NEE


Este vídeo foi pensado para integrar a reunião com os educadores. A pauta continha como pontos principais a inclusão do aluno com necessidades especiais e as características e formas de abordagens educacionais que poderiam ser utilizadas com os educandos da unidade escolar. Pensou-se com o vídeo estabelecer um diálogo reflexivo através da leitura das imagens. Após verem o vídeo foi feita uma relação entre a música e as imagens. Escolheram e comentaram algumas cenas que mais impactaram o grupo. Ao final da leitura e reflexão houve uma comoção e entre as falas deixo a que mais impactou.
__ “O homem vive em turbulência e esquece que perto há imagens e fatos que devem ser observados, pois, somos feitos da mesma matéria. Sendo semelhantes, os animais selvagens se protegem, porém nós, seres racionais, nos esquecemos de olhar os nossos semelhantes. Há imagens que passam a ser comuns, pois, vemos todos os dias. E as nossas preocupações, que, às vezes, não são tão sérias, passam a frente de realidades cruéis às quais presenciamos sem nos comover e tomar alguma providência. Mas preocupo-me com meus alunos e sei que o grupo pode fortalecer o conhecimento e, por pensar desta forma, estimulo nas minhas aulas o fortalecimento do grupo e a formação para o futuro”


vídeo criado por Joana Montes
(imagens retiradas do google)

No final assistiram o vídeo da música Wind of chenge (Vento de Mudança) da banda Scorpions, trabalhando coletivamente com a Orquestra Sinfônica de Berlim. Uma combinação entre o clássico e o contemporâneo. Evidencia-se que com a união das diferenças pode-se harmonizar e surgir grandes obras.

Joana Montes



Um comentário:

  1. Joana.. tudo bem? Poderia me passar seu email para contato. Vi um post seu no site da Fundacao Lemman sobre vontade de desenvolver jogos para educação especial e estamos dando sequencia a um projeto exatamente para isso que iniciamos em 2011 agora em parceria com a UFV. Quem sabe a gente não troca algumas figurinhas a respeito. Abraços. Meu e-mail é igor@jungleti.com.br

    ResponderExcluir